A JB Carbon é a maior empresa acusada explora carvoarias na região da Serra Vermelha no sul do estado. “Esse é um negócio lucrativo para os empresários, isto porque conta com um investimento baixo, além da mão de obra barata”, relata.
Uma outra denúncia é que muitas dessas empresas são acusadas de possuir licenças irregulares fornecidas pelo governo. O ambientalista afirma que existe fraude na liberação de licenciamentos para fábricas, o que configura crime ambiental uma vez que elas exploram de forma irresponsável as riquezas naturais.
Em Fortaleza, no Ceará, recentemente a polícia desencadeou uma operação que culminou com a prisão de vários funcionários do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) acusados de expedirem licenciamentos irregulares.
Judson Barros afirma que no Piauí a situação é semelhante. “Se a polícia federal fizer uma investigação na Secretaria Estadual do Meio Ambiente sobre essas licenças ambientais, vai descobrir muitas irregularidades e com certeza funcionários também seriam presos, porque tem muita coisa errada sendo praticada”, conclui.
Maiores informações acesse: www.tvcanal13.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário