segunda-feira, 29 de setembro de 2008

DUAS FUGAS EM MENOS DE 24H: 35 presos fogem da Penitenciária de Timon no MA

Por volta das 2h00 da madrugada desta sexta-feira, 26, há menos de 24h, mais uma fuga foi registrada na Penitenciária Jorge Vieira em Timon no Maranhão. Segundo agentes do presídio, a rebelião ocorreu nos pavilhões Alfa e Beta, onde existe cerca de 150 presos.

A direção do presídio confirmou a fuga de 10 presos durante a rebelião. “Conseguimos impedir a fuga de mais presos, pois, no momento da ação, muitos chegaram a pular o muro do presídio, mas foram contidos por agentes penitenciários”, relata a direção.

Diante das fugas, a Secretaria de Segurança do Maranhão está tomando as providências sobre a insegurança no presídio que esta semana teve 35 fugas de presos, o transformando no mais inseguro do país. Destes apenas, seis foram recapturas.

Para prender os foragidos a todo custo, o governo criou o Disque Denúncia que oferece recompensa a quem repassar informações que levem à prisão dos detentos foragidos.

O Disque Denúncia está pagando a quantia de R$ 500,00 (quinhentos reais) por informações sobre a localização dos presos e R$ 1.500,00 (hum mil e quinhentos reais) para quem apontar os responsáveis pelas fugas. As identidades dos informantes serão mantidas em sigilo.

Maiores informações acesse: www.tvcanal13.com.br

terça-feira, 23 de setembro de 2008

PM prende bandidos acusados de praticarem golpes em Teresina

Policiais do 6º Distrito Policial de Teresina prenderam na manhã desta segunda-feira, 22, uma dupla de estelionatários, acusada de falsificação de documentos e aplicar golpes no comércio da capital.

Segundo o delegado adjunto do 6º DP, Carlos Jorge, o Jorginho, os golpistas foram identificados como Cícero Edvan Oliveira e Francisco Ivanildo Magno. Os presos são acusados também de falsificação de cheques e cartões de créditos. “Com cheques em mãos, eles enganavam as financiadoras e com isso, conseguiram receber mais de 5 mil reais de crédito”, disse o delegado.

Os donos de estabelecimentos comerciais foram as principais vítimas dos fraudadores. O caso mais grave foi aplicado numa loja de Teresina, onde os acusados compraram aproximadamente 12 mil reais em aparelhos eletrônicos e mercadorias em geral.

Os acusados foram detidos em um quarto alugado situado no bairro Parque Piauí. Com a dupla também foi apreendido um carro Pálio verde de placa HUV-9005, de Juazeiro do Norte, no Ceará.

Maiores informações acesse: www.tvcanal13.com

domingo, 21 de setembro de 2008

Carro bate em árvore e deixa 3 pessoas gravemente feridas em Teresina

Um acidente deixou três pessoas gravemente feridas na tarde deste sábado, 20, em Teresina. O fato ocorreu por volta das 16h00, quando o veículo modelo Pálio, cor cinza, de placa LVW 1829, de Teresina-Piauí, colidiu violentamente contra uma árvore, na altura da Concessionária Nova Terra, às margens da Av. João XXIII, zona leste da capital.

Segundo testemunhas, o motorista vinha no sentido AABB para a Nova Terra, quando de repente perdeu o controle do carro, invadiu o canteiro central e bateu contra uma árvore.

De acordo com o sargento da Polícia Rodoviária Federal, Rosemiro Barros, o motorista foi identificado como sendo Cláudio Júnior. “Não foi confirmado se o condutor estava embriagado, mas, segundo populares ele vinha em alta velocidade”, revelou.

Além do motorista, outras duas pessoas, não identificadas estavam no veículo e também ficaram gravemente feridas. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) levou as vítimas para o HUT(Hospital de Urgência de Teresina) com ferimentos graves.

Maiores informações acesse: www.tvcanal13.com

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Sem-Terras armados com facões impedem famílias de trabalhar no Piauí

A Federação na Agricultura do Estado do Piauí(FETAG), denuncia que cerca de 40 famílias do povoado Saco de São Mateus, situado a 15 km do município de José de Freitas, na região norte do Piauí, estão sofrendo ameaças de morte e sendo impedidas de trabalhar na região.

Segundo informações do secretário de formação e organização sindical da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Piauí(FETAG-PI), Adonias Higino, as famílias residentes neste povoado trabalham numa área territorial situada na localidade Bacia Grande, no município de Altos, e que agora os trabalhadores estão sendo vítimas de repressão e ameaças.

De acordo com informações da FETAG, as ameaças partem de um grupo de trabalhadores do Pré-Assentamento São José, em Altos. Adonias Higino acusa os líderes do assentamento, conhecidos como, Antônio Chaves, Sitônio e Francisco Sousa, de serem os ‘cabeças’ do movimento e de estarem excitando os conflitos entre os dois grupos de trabalhadores rurais.

“Lá ninguém entra, por que eles se dizem os verdadeiros donos das terras e ficam armados de facões e espingarda, ameaçando quem se aproxima”, disse o sindicalista, alertando que o clima é de medo e tensão na região.

Mais notícias acesse: www.tvcanal13.com.br

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Ambientalista volta a criticar instalação de indústria no Piauí

A polêmica da instalação da indústria Suzano Papel e Celulose no município de Nazária, distante 37 km ao sul de Teresina, volta a ser discutida no Piauí.

O ambientalista Judson Barros informou a este blogueiro, que acontece no sábado, 20, um seminário no município para esclarecer a população sobre o plano de instalação da empresa na região de Nazária.

Além de tratar sobre o projeto de instalação da indústria, o evento discutirá os cuidados e mudanças a serem tomadas para garantir a preservação do meio ambiente na região.

“A população local terá a oportunidade de conhecer o projeto original e discutir os impactos ambientais que essa indústria pode trazer para o estado”, disse Judson Barros.

Na ocasião, o ambientalista acusou o governo do Piauí de espalhar inverdades em relação à quantidade de empregos que serão gerados com essa obra. “É mentira do governo em anunciar que essa indústria vai gerar 30 mil empregos. Isso é falácia do governador Wellington Dias”, concluiu Jadson Barros.

Mais notícias acesse: www.tvcanal13.com.br

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Preso é assassinado na Casa de Custódia em Teresina

Um preso identificado como Carlos Eduardo Morais, mais conhecido como 'Salim', foi assassinado na Penitenciária Casa de Custódia Ribamar Leite, situada no km 7, zona sul de Teresina. O detento estava preso no Pavilhão F da penitenciária. O corpo foi encontrado na hora da contagem dos presos por volta de 6h30.

O detento foi assassinado com uma ‘arma branca’, e, de acordo com diretor, foi uma espécie de ferro, que os presos chamam de espeto. Uma grande quantidade de sangue marcou a cena do crime. ‘Salim’ estava preso acusado de praticar assaltos e homicídio.

A principio o acusado de ser o autor do crime era o também assaltante e homicida, conhecido como ‘Jarrão’, que inclusive já teria cometido um outro assassinato dentro da prisão.

Entretanto, após a polícia ouvir os depoimentos dos suspeitos que eram os quatro companheiros de cela da vítima, um preso identificado como ‘Vieirinha’ assumiu a autoria do crime. Segundo informações, o detento admitiu o assassinato no lugar do companheiro de cela "Jarrão", já que o mesmo responde por dois homicídios.

Mais informações acesse: www.tvcanal13.com.br

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Correios lança Campanha educativa para reduzir ataques de cães a carteiros

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafo (ECT) lançou nesse mês de setembro uma campanha educativa junto à população com o objetivo de diminuir o número de ataques de cães a carteiros no país.

De acordo com levantamentos, esse tipo de acidente de trabalho nos Correios, apesar de ter diminuído em torno de 13% de 2005 a 2007, ainda está em terceiro lugar dentro os acidentes de trabalho que vitimam os carteiros. O Piauí está entre os cinco estados do país que apresenta os maiores índices de ataques de cães a esses profissionais.

O Diretor Regional dos Correios no Piauí, José Rosa, afirma que uma das principais causas do ataque de cães aos carteiros é a falta de receptoras de correspondências nas residências. “Os moradores deve se sensibilizar para instalar a caixa de correios nos seus domicílios, pois a caixa evita que o carteiro tenha que adentrar na residência com o risco de ser atacado pelos cães”, explica.

Os domicílios sem caixa receptora de correspondências ou com caixa mal posicionada serão orientados a corrigir o problema. “A maior penalidade para as pessoas que não colocarem a caixa de cartas será o não recebimento de suas correspondências, ou recebimento atrasado, já que os carteiros são orientados para não jogar no chão”, ressalta José Rosa.

terça-feira, 9 de setembro de 2008

'Grito dos Excluídos' faz campanha contra políticos 'ficha suja'

Na manhã do último domingo, após a realização do tradicional desfile de ' 7 de Setembro', em Teresina, a avenida Frei Serafim foi palco do “Grito dos Excluídos”. O pelotão de protesto adentrou a avenida com carro de som, faixas e gritos de denúncia, principalmente contra a corrupção.

A Coordenadora da Pastoral do Migrante, Darcila Antonhiolle, disse a este blog, que neste ano o evento consiste principalmente na Campanha de recolhimento de assinaturas para a emenda à Lei 9.840, que trata da proibição de candidaturas de políticos envolvidos em corrupção e malversação do dinheiro público. “O projeto prevê que políticos que respondam na Justiça por crimes comuns, e que estejam na lista dos inelegíveis, ou ‘ficha suja’, fiquem impedidos de ser candidatos”.

A funcionária pública, Maria de Jesus, assinou a campanha e espera com isso contribuir para que os maus políticos não se candidatem. “Se estes políticos tivessem consciência não haveria necessidade desse ato, eles livremente renunciariam a vida pública. Como isso não acontece, vamos votar contra estes maus administradores”, desabafa.

Maiores informações acesse: www.tvcanal13.com.br

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Grupo Matizes exige punição para assassinato brutal de travesti

O assassinato brutal do travesti Cristiano, mais conhecido como Xuxa, ocorrido no último dia 31, em Teresina, levou a Coordenadora do Grupo Matizes, Marinalva Santana, pedir a Secretaria de Segurança do Estado do Piauí, que determine a Delegacia de Proteção aos Direitos Humanos e Combate às Condutas Discriminatórias, empenho na elucidação do crime.

Marinalva Santana em conversa com este repórter, teme que novos crimes contra homossexuais e travestis possam ocorrer na capital. “Ficamos estarrecidos com essa violência gratuita, repugnante. Tem que haver maior rigor no combate a esse tipo de violência”, afirma, acrescentando que a impunidade incentiva esse tipo de crime.

A coordenadora do Matizes, disse ainda que está tentando marcar uma audiência com o Secretário de Segurança do Estado, Robert Rios Magalhães, para traçar um plano de medidas no combate a violência homofóbica.

Maiores informações acesse: www.tvcanal13.com

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Polícia deflagra Operação 'Condomínio' em Teresina

A Polícia Militar do Piauí deflagrou a Operação 'Condomínio', que visa combater a onda de assaltos ocorridos nas últimas semanas em Teresina. Em menos de um mês, oito assaltos foram registrados em condomínios na capital.

A Operação está sendo executada pelos grupamentos especiais RONE (Rondas Ostensivas de Naturezas Especiais) e GTAP(Grupo Tático Aéreo de Polícia). A ação é comandada pelo capitão Fábio Abreu (do RONE) e pelo tenente Veloso (do GTAP).

O capitão Fábio Abreu declarou a esse repórter, que a operação começou desde o último dia 29. Está semana o trabalho foi intensificado com rondas ostensivas em diversos bairros de Teresina, atingindo principalmente a zona leste da cidade.

Fábio Abreu disse que o objetivo da operação é a prevenção de novos assaltos. “A ação é preventiva e consiste em levar segurança, principalmente as áreas de maior incidência de roubos.

O comandante afirmou ainda, que a operação continuará por tempo indeterminado até que a tranquilidade se restabeleça. "A eficiência dessa operação já é constatada através da ausência de novos assaltos na última semana em Teresina", conclui.

Mais informações acesse: www.tvcanal13.com

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Assessor esfaqueia coordenador de campanha no Piauí

O coordenador de infra-estrutura da campanha do candidato a prefeito de Campo Maior, Piauí, Paulo Martins (PT), Luís Mororó, foi esfaqueado na madrugada de segunda-feira, 01. O acusado da agressão foi o assessor do deputado Antonio Félix, Neto Dantas, mais conhecido como Cremosinho, que trabalha na campanha do prefeito João Félix, candidato a reeleição.

Testemunhas contam que tudo aconteceu quando Mororó tentou impedir que Neto Dantas arrancasse o material publicitário do candidato petista. Neto Dantas usava uma faca e, segundo os presentes, usou a arma para agredir o coordenador da campanha adversária.

O acusado foi levado para a Delegacia do 1º Distrito Policial da cidade, mas em seguida foi liberado, após ter sido lavrado o flagrante.

Mais informações acesse: www.tvcanal13.com.br